sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Versículos do dia

versículos no twitter E ele me disse: O SENHOR, em cuja presença tenho andado, enviará o seu anjo contigo, e prosperará o teu caminho, para que tomes mulher para meu filho da minha família e da casa de meu pai; Gênesis 24:40
E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me. Atos 12:8

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Versículos do dia

Vós, que escapastes da espada, ide-vos, não pareis; de longe lembrai-vos do SENHOR, e suba Jerusalém a vossa mente. Jeremias 51:50
Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos. Marcos 8:38

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A Relevância do Discipulado Cristão


A palavra “discípulo” mathetes é usada 269 vezes nos Evangelhos e em Atos. Significa pessoa “ensinada” ou “treinada”, aluno, aprendiz.
Nos Evangelhos Jesus define a palavra discípulo pelo menos de cinco maneiras:

•Discípulo é um crente que está envolvido com a Palavra de Deus de maneira contínua (Jo 8.31).
•Discípulo é aquele que ama sacrificialmente, sem medir esforços (Jo 13.35; 1ªJo 3.16).
•Discípulo é alguém que permanece diariamente em união frutífera com Cristo (Jo 15.8).
•Discípulo é aquele que assume a sua cruz e segue a Cristo (Lc 14.27).
•Discípulo é aquele que renuncia tudo que tem (Lc 14.33).
Ser cristão não significa automaticamente ser discípulo. Embora, os cristãos sejam membros do reino de Deus, ser discípulo significa seguir a Cristo, implica aceitá-lo como Senhor e servi-lo com amor (Jo 12.35).
Todos nós pastores reconhecemos que a classe de novos convertidos na Escola Bíblica Dominical é uma expressão ou extensão do amplo ministério do discipulado; ministério esse, pessoal, ilimitado e flexível. Contudo, temos que admitir que o discipulado exige um maior esforço por parte do pastor e das lideranças da igreja de um modo geral.
Um ministério de discipulado atuante é sem dúvida um desafio que a igreja deve priorizar, visto que a base do seu crescimento e estabilidade espiritual depende também da formação dos novos discípulos. Um discípulo mal formado, na seara cristã terá maiores dificuldades ao enfrentar os obstáculos da vida espiritual; e poderá ser, inclusive, presa fácil dos conturbadores das doutrinas bíblicas.
Apesar do espaço limitado desta publicação quero apresentar alguns aspectos que a meu ver são de suma importância para a implantação de um departamento de discipulado efetivo e atuante.
Inicialmente, a escolha de um líder capaz e vocacionado. Esse líder tem que ser alguém que se disponha a cuidar dos novos discípulos e a coordenar os discipuladores. Outro aspecto imprescindível é a formatação de um programa de treinamento para a equipe que irá trabalhar discipulando os novos convertidos.
A despeito desse programa de treinamento quero propor resumidamente um plano prático para elaboração de um projeto de implantação de um ministério de discipulado.
Na primeira parte do programa deve constar essencialmente o perfil do aluno.
Quem são esses alunos? Naturalmente são os novos convertidos. A diferença e a ênfase está justamente nisso: não são alunos comuns. São como crianças recém-nascidas em Cristo e que precisam ser identificadas logo após o nascimento, ou seja, logo que aceitam a Jesus como salvador.
Para traçar o perfil desse novo convertido, a equipe de discipulado da igreja após identificá-lo deve recepcioná-lo imediatamente através de uma ficha de identificação e triagem. Na triagem vem o primeiro contato com a pessoa que acabou de aceitar a Cristo, ocasião em que ela será conduzida à parte, de preferência, a uma sala ou a secretaria do templo para receber as primeiras instruções.
Qual a finalidade desse trabalho? Orientar sobre os principais trabalhos da igreja; oferecer literatura adequada, e preencher a ficha de identificação para o conhecimento da realidade de cada novo convertido.
É importante traçar o perfil do aluno do discipulado porque são pessoas especiais que requerem atenção especial. São totalmente dependentes espiritualmente. Daí precisar de alimentação adequada (leite racional, 1ªPe 2.2). A princípio a criança é alimentada pelos outros, mais tarde começa a alimentar-se por conta própria e finalmente, quando adulta, passa a alimentar outros.
Um dos alvos do fazedor de discípulos é ensinar o discípulo a alimentar-se. Não é suficiente o contato que o professor tem com o aluno durante a aula da Escola Bíblica Dominical. O professor deve proporcionar um meio ambiente propício para um inter-relacionamento com outros crentes onde se compartilham idéias, verdades aprendidas na Palavra de Deus, aspirações e onde haja compreensão sobre o contexto da comunhão cristã (Ef 4.13). Pois, o novo discípulo precisa de um referencial no novo grupo de convivência. Geralmente a primeira referência do novo convertido na igreja é o professor (discipulador) de sua classe na EBD.
Para a segunda parte do programa que estamos propondo temos o perfil do professor.
Em linhas gerais o professor da classe de novos convertidos precisa ser um crente fiel, espiritual e seguro conhecedor das doutrinas bíblicas; além de ter comprovada capacidade para ensinar. Os professores da EBD são freqüentemente escolhidos pelos líderes. Isso porém, não significa que todos os escolhidos são vocacionados por Deus. Os vocacionados devem ser dedicados “se é ensinar, haja dedicação no ensino” (Rm 12.7b). Ser professor é diferente de ocupar o cargo de professor.
O professor deve saber e dominar o que vai ensinar. Conhecer bem a Palavra, o currículo, a lição que está ensinando e o método que está usando. Este conhecimento deve fazer parte da sua experiência.
Dentre as atribuições que compõem o perfil de um professor de discipulado, destacamos as seguintes:

•Saber planejar as aulas;
•Ter objetivos claros e definidos em cada etapa do ensino;
•Entender o processo de aprendizagem;
•Conhecer variados métodos de ensino;
•Ensinar com motivação;
•Viver o que ensina;
•Despertar o aluno para salvação e o crescimento espiritual;
•Ser crente integrado a sua igreja: presença nos cultos e atividades da igreja; ser dizimista e manter-se afastado dos ventos de doutrinas;
•Esforçar-se para ser uma pessoa eticamente correta.
O fim prático do ofício do professor é ensinar. O momento principal do ensino é a aula. A aula é a exposição de um assunto, do tema proposto para aquela ocasião. A aula, portanto, não é o todo do ministério do professor, mas é, com certeza, o núcleo de seu ofício. A essência da expressão de sua vocação. A aula é o momento em que o professor se revela e se realiza.
Para concluir o programa que estamos propondo queremos ressaltar o método de ensino.
Esse método deve em primeiro lugar objetivar um plano de cultivo de resultados, ou seja, a integração dos novos crentes. Nesse método deve constar o estudo sistemático de conhecimentos teológicos mínimos, tais como: Deus, Jesus Cristo, Espírito Santo, Trindade, Homem, pecado, soteriologia (regeneração, redenção, expiação, propiciação, justificação, justificação) e também o ensino sobre a necessidade do batismo em águas, seu valor, significado e a forma bíblica do batismo; a finalidade da Santa Ceia e o ensino sobre a origem, a natureza, missão e destino da Igreja.
O ministério de discipulado eficaz é um desafio que demanda tempo e muito trabalho. Elaborar um programa é apenas parte do processo. Nossa maior preocupação deve ser com o nosso nível espiritual. A capacitação para o trabalho vem do Senhor, nosso Deus. Contudo, o discipulador não pode olvidar de buscar o preparo intelectual. O ensino eficaz continua sendo aquele ministrado nos domínios do Espírito Santo, “porque é Ele que penetra às profundezas de Deus” (1ªCo 2.10).
Por fim, reconhecendo a importância do assunto em foco e pela forma suscinta pelo qual foi apresentado, quero colocar a disposição dos amados que tenham interesse em criar ou ampliar o ministério de discipulado de sua igreja o projeto que implantamos, o qual tem sido uma verdadeira bênção para nossa igreja. Informações, veja endereço abaixo.
Quero concluir transcrevendo as palavras de Billy Graham que é o lema do discipulado da nossa igreja: “A salvação é de graça, mas o discipulado custa tudo que temos”.

Em Cristo Jesus e porque Ele vive!

Pr. Antonio José Azevedo

Data: 02-11-2009 14:17:47
Canal: Palavra Pastoral

Hinos da Harpa Cristã


Nº1 - Chuvas de Graça

1
Deus prometeu com certeza
Chuvas de graça mandar;
Ele nos dá fortaleza,
E ricas bênçãos sem par

Chuvas de graça,
Chuvas pedimos, Senhor;
Manda-nos chuvas constantes,
Chuvas do Consolador.

2
Cristo nos tem concedido
O santo Consolador,
De plena paz nos enchido,
Para o reinado do amor.

3
Dá-nos, Senhor, amplamente,
Teu grande gozo e poder;
Fonte de amor permanente,
Põe dentro de nosso ser.

4
Faze os teus servos piedosos,
Dá-lhes virtude e valor,
Dando os teus dons preciosos,
Do santo Preceptor.

Louvores Ao Senhor



Louvores ao Senhor queremos entoar
E levantar as mãos pra te adorar
Pois não há outro Deus
Que reina sobre nós
Tu és o único que é digno
Que é Santo, que reina para sempre
Amém, para sempre amém

Louvores ao Senhor queremos entoar
E levantar as mãos pra te adorar
Pois não há outro Deus
Que reina sobre nós
Tu és o único que é digno
Que é Santo, que reina para sempre
Amém, para sempre amém
Jovem Cristão anda nos caminhos do Senhor e ele te conduzira pelas veredas da justiça

Versículos do dia

Não maquines o mal contra o teu próximo, pois que habita contigo confiadamente. Provérbios 3:29
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 1 Coríntios 13:5

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Pr. Adeildo Costa em Fortaleza

Segunda dia 28 de fevereiro de 2011 as 19:00 horas na Igreja do Senhor Jesus (antiga Nova Aliança) end: Av. Washington Soares nº. 6671 Vizinho a Jacauna decorações em frente a IGUI loja de Piscinas. Maiores informações pelo fone: (85) 3274-6081

Culto de Jovens do setor 3

Um salto para Cristo!

Oração do dia.

Senhor Jesus, pai santo poderoso, justo e fiel, peço-te que me guie pelos caminhos da justiça, do amor e da paz, Senhor não me deixe pecar contra tí me sustenta em teus braços me dar o teu refrigério e eu serei doce como mel e suave como as nuvens, quero unicamente andar em teus caminhos e viver em função do teu reino, me ensina a fazer só aquilo que é do teu agrado, eu nessecito de tí eu preciso sentir a tua presença todos os dia da minha vida. Ajuda Senhor essa nação brasileira, converte os que não são convertidos, batiza os que ainda não foram batizados com o teu Espirito Santo, liberta os que estão aprisionados e cura os que estão enfermos. Pai santo eu te agradeço em nome do senhor Jesus, que vive e reina para todo o sempre amém.

Versículos do dia

Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda. Provérbios 11:24
Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo; na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias, Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo. 2 Coríntios 6:4,10