sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Conversão sincera ou [soberbo] ativismo religioso?



Evangelho do reino ou evangelho de aparências?

Uma Exegese da palavra SOBERBO.

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Jo 3:3”

“Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. Jo 12:24”

Quais são as causas que levam muitas pessoas a não se converterem?

Poderíamos pensar em muitos atributos que levaria a muitos a não se converterem, mas enfocando bem o assunto, podemos dizer sem receios, que a principal causa é sem sombra de duvidas é a soberba. Porque a soberba? Analisemos o que é a soberba do ponto de vista analítico e Bíblico. Soberba: Orgulho excessivo; arrogância; altivez; presunção de ser mais e saber mais de que outros... Dicionário da Língua Portuguesa do Ministério da Educação e Cultura.

Do ponto de vista bíblico analisemos o que levou a queda de lúcifer e a queda do homem.

Em Isaias 14.13 vemos a soberba nascendo no coração de Lúcifer. Lúcifer almejando ser como Deus, Soberano, Independente, ou seja a criatura querendo ser independente do Criador, seguindo a sua própria vontade. Em Gênesis 3 4-5 vemos a tentação tocar o coração de Eva, “sereis como Deus” Eva tomou do fruto e deu também a seu marido, e ele comeu. Ai vê-se a soberba, o desejo ardente de ser independente; a criatura se vira contra aquele que o criou.

A soberba se dá por muitas características: altivez, desejo autoritário de reinar e ser destacado entre todos; desejo de comandar seus próprios caminhos, impulsos e sentimentos sem levar em consideração Deus e os outros. Da soberba vem o adjetivo - orgulho, e o que é orgulho? Orgulho é o fruto de um coração doentio, que faz um conceito muito elevado de si mesmo, amor próprio, desejo ardente de sentir-se superior aos outros. O orgulho é a ambição de viver em busca de prestigio por motivos egoístas. Sentimento de divindade pessoal.

Estudando a Palavra de Deus vemos muitas coisas que o Senhor abomina, mas em relação à soberba podemos dizer sem receios que a soberba é a causa principal da não-conversão, pois a Palavra de Deus diz em Tiago 4.6 “Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Vemos que Deus da graças ao humilde, mas resiste ao soberbo. Pensemos na Graça, o que é a Graça de Deus? A Graça é o que liberta o pecador, dando-lhe a vida eterna, a Graça de Deus liberta do engano, das trevas, da ignorância 2Pe 3:18 – Pela Garça somos justificados Tt 3:7 – Pela Graça de Deus somos salvos Tt 2:11 - Hb 4:16, pois a Graça é impagável, levando em conta somente o amor de Deus. O homem sem a Graça de Deus esta eternamente perdido Hb 10:29 – A Graça de Deus vem pela misericórdia de Deus sendo levado aos homens pelas Boas Novas do Evangelho. A Graça é também o que transforma o homem.

Jesus disse: Ide e pregai o evangelho a toda criatura, Marcos 16.15 Mas como pode o soberbo ouvir as boas novas, sendo que seu orgulho lhe sega o entendimento?

Neste caso podemos dizer sem duvidas, todo homem é egoisticamente soberbo, então como penetrar a Palavra no coração do homem? Romanos 3 10-12. Neste caso faz se necessário à providência de Deus, pois como poderia o homem que não busca a Deus, achar a Deus? Deus usa de vários meios, vários chamarizes para trazer o homem, e um destes meios é a dor, o infortúnio e a miséria, Deus muitas vezes permite que o homem chegue ao fundo do poço Salmo 51 .

Mas infelizmente notamos que nem todos que são chamados se voltam para Deus, muitos ao invez de se voltarem para Ele se revoltam mais ainda quando estão passando pela adversidade. Muitos por causa da soberba se fecham no seu próprio mundo não dando conta que foi o amor de Deus que permiti tudo aquilo para chamar atenção e quebrantar o soberbo coração do homem. Como poderia um filho agindo errado o pai tratá-lo com elogios e afetos e não o repreendendo? Somente estaria consentido em seu erro! Mas Deus em seu amor repreende a quem ama.

O soberbo nega a verdade... O soberbo busca a elevação do próprio ser; no entanto, em casos, nega a própria verdade quando esta se opõem a sua razão, pelo motivo de não se rebaixar se a nada. O arrogante pode ser hipócrita, por tentar simular virtudes que não possui realmente.

O soberbo segue ao mundo porque o mundo satisfaz suas vontades:

Os soberbos por não terem a Graça de Deus, não podem amar, perdoar , compreender e viver em união: O soberbo por ser auto-suficientes não necessita de amar, perdoar e viverem em união.

O soberbo aceita a Palavra de Deus somente no que lhe agrada:

Os soberbos são pessoas infelizes: Jô 36.11

Os soberbos são cegos:

Ob 1:3 A soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derrubará em terra?

Os soberbos são meros religiosos: Os soberbos vão a igreja mas não ouvem a Palavra por considerarem que já sabem tudo.

O soberbo é egoísta vive pra si mesmo:

O soberbo não se sujeita as autoridades:

A graça de Deus transforma, mas a soberba priva da graça:

O soberbo será entregue a sua própria vontade: Romanos 1.18-32

Os soberbos padecerão eterna destruição:

Is 2:12 Pela Palavra de Deus vemos os que buscaram e escolheram seguir a sua própria vontade se destruíram.

“A pessoa que nasceu de novo é aquela que reconheceu em Jesus o amor de Deus e humildemente aceitou o perdão por meio do sacrifício de Cristo, porque reconheceu em si mesma a impotência diante do pecado.É aquela que morreu para sua vontade, para o seu orgulho. Esta é uma nova criatura, que vive no amor de Deus, obediente a Palavra e compromissada com a verdade.”
2 Pedro 3.9-10 / 1João 1.5-7

Versículos do dia

E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam. Isaías 58:11
E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam. João 6:11

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

para o Mês de Fervereiro

Oração para o dia de hoje!

Pai; Santo, poderozo, justo e fiel, te pedimos perdão pelos nossos erros falhas e transgreções, pedimos a Tí ô Senhor que o Senhor olhe para nós com o seu olhar de miséricordia. Pai amado nos protege, livra-nos de todo mal abençoa a minha vida e a vida dos meus familiares me ensina a seguir os seus passos a caminhar conforme a sua vontade. Abençoa senhor essa nação brasileira abre o entendimento dese povo para que não participem dessas festas carnais que só promovem o pecado e a morte fisíca e espiritual do Homen.Te agradeço meu Senhor Jesus, por todas as coisas que tem acontecido na minha vida, sei que as ruins é para o meu crecimento espiritual e para me fazer ter um melhor desinvolvimento na tua obra e na minha vida e as boas são as tuas bençãos e promessas se concretizando na minha vida. Estou grato feliz e sartisfeito por te amar e te servir, amém.

Mensagen de Hoje - PROVERBIOS 1:1-33

Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel;
Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência.
Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a eqüidade;
Para dar aos simples, prudência, e aos moços, conhecimento e bom siso;
O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;
Para entender os provérbios e sua interpretação; as palavras dos sábios e as suas proposições.
O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.
Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe,
Porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço.
Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites.
Se disserem: Vem conosco a tocaias de sangue; embosquemos o inocente sem motivo;
Traguemo-los vivos, como a sepultura; e inteiros, como os que descem à cova;
Acharemos toda sorte de bens preciosos; encheremos as nossas casas de despojos;
Lança a tua sorte conosco; teremos todos uma só bolsa!
Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das suas veredas;
Porque os seus pés correm para o mal, e se apressam a derramar sangue.
Na verdade é inútil estender-se a rede ante os olhos de qualquer ave.
No entanto estes armam ciladas contra o seu próprio sangue; e espreitam suas próprias vidas.
São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem.
A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz.
Nas esquinas movimentadas ela brada; nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras:
Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento?
Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.
Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção,
Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão,
Também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor.
Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia.
Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão.
Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do SENHOR:
Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão.
Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos.
Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá.
Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal.

Versículos do dia

Fazer justiça e juízo é mais aceitável ao SENHOR do que sacrifício. Provérbios 21:3
E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada. Hebreus 13:16

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Versículos do dia

E disse o SENHOR: Conforme à tua palavra lhe perdoei. Números 14:20
E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. João 14:13

Quem vai para o Céu . ! ?

(ponto de afirmação, ponto de exclamação, ponto de interrogação)

Amado leitor, lendo o título acima, qual dos pontos você quer que eu use?

O de afirmação, de exclamação ou de interrogação?

Seja lá qual for sua vontade, não usarei nenhum deles, muito pelo contrário, começarei pela frase negativa acrescentando um não:

Quem não vai para o Céu.

Confesso a você que ao sentir desejo de escrever essa mensagem, logo me veio as seguintes palavras ao coração: Essa é a resposta mais esperada, mais desejada pela grande maioria de pessoas em todo o mundo.

O que irei escrever não são palavras minhas, nem de filósofos e nem de idealistas.

As palavras que digo não as digo de mim mesmo, mas digo-as em Nome de Jesus, e digo as mesmas Palavras que primeiramente Deus disse aos antepassados e mais tarde essas Palavras foram confirmadas por Jesus quando aqui na terra esteve.

Pregou e ensinou durante aproximadamente quatro anos e depois disso levantou homens que as retransmitiram a humanidade e chegou até nós, confirmada por sinais inegáveis de milagres e transformações de vidas, e ainda dividiu o tempo em antes de Cristo e depois de Cristo, para que não pudesse ser negada sua veracidade.

Quem não vai para o Céu.

A Bíblia a Palavra de Deus nos diz em 1 Corintios capitulo 6-9-10:
”Não sabeis que
os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.”

Outra passagem, agora em Gálatas capitulo 5 versículo 19- :
”Porque as obras da carne são manifestas, as quais são:
adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.”

Mais uma passagem em Apocalipse capitulo 21 e versículo 8:
Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.”

Quarta passagem Apocalipse capitulo 22 versículo 14-15:
”Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.”

Essas quatro passagens, duas foram escritas pelo Apóstolo Paulo e as duas últimas pelo Apóstolo João, e segundo cremos na verdade, eles sabiam o que estavam escrevendo.

Apenas lendo as quatro passagens acima citadas, já temos a resposta de maior importância da humanidade.

E depois não venha dizer que não sabia ou que não entendeu quando leu.

Para quem não está acostumado a essas palavras, recomendo ver no dicionário bíblico ou secular o significado de tais palavras para que não fique mal entendido.

Agora vamos usar o ponto de exclamação e responder.

Quem vai para o céu?

Quem vai para o Céu são aqueles que se encaixa nessas Palavras de Jesus, como Ele mesmo disse em João capitulo 1 e versículo 12:
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;”

Em João capitulo 14 e versículo 6 Jesus falou assim:
”Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida;
ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

Já em Mateus capitulo 10 versículo 38 b Jesus diz assim:
e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.”

Pedro endossa as Palavras de Jesus e diz em Atos capitulo 4 e versículo 12:
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”


Vou finalizar essa mensagem dizendo aos leitores que caso vocês ainda não sabiam quem são aqueles que vão para o Céu e lendo essa mensagem, estendestes que não estavas entre os relacionados para entrar no Céu, peço humildemente que aceite ao Senhor Jesus como único e suficiente Salvador e faça parte do grupo que vai morar no Céu com Cristo quando na consumação dos séculos.

Você não precisa fazer sacrifícios, apenas crer em sua Palavra e aceitar.

Jesus disse que todo aquele quem vem a mim, de modo nenhum eu o lançarei fora.

Para maiores detalhes ou ajuda, podes contar comigo, estarei pronto a estender a mão para quem quiser morar com Cristo no Céu.
Por: (Raimundo Ferreira)
Ministério: Semeando a vida com abundância.
Fone: (85) 8752-9297 / 8808-9757. E-mail: raimundoferreira.ce@hotmail.com
Igreja Evangélica Assembléia de Deus. Ministério AD CIDADE.